Curso EAD - Calibração de injeções programáveis
Marca: AutotechDisponibilidade: Imediata
Atende todos os sistemas de injeções programáveis nacionais e diversos sistemas importados.
EMENTA
FASE 1 TÓPICO 1- Funcionamento do motor de 4 tempos
- Explanação sobre cada fase de operação dos motores de 4 tempos para que haja entendimento sobre a operação do sistema de injeção e ignição programável.
FASE 1 TÓPICO 2 - Entendendo o funcionamento do sistema de injeção e ignição programável
- Explanação sobre o funcionamento dos sistemas de injeções eletrônicas programáveis, sistemas semi-sequenciais, sequenciais, malha aberta, malha fechada, normal, alternado, sistemas de ignição indutivo e capacitivo.
FASE 1 TÓPICO 3 - Escolha dos componentes e adequações
- Envolve a escolha correta dos componentes para a adequação ao projeto. Módulos, sensores, atuadores, dispositivos auxiliares como injetores, cabos, velas, bombas, linhas, sustentação elétrica, tanque, projetar a linha de combustível e todo o sistema de alimentação de combustível e os componentes que fazem parte do sistema.
FASE 1 TÓPICO 4 - Funcionamento de sensores e atuadores
- Como funcionam e qual a relação com a operação do sistema programável
FASE 1 TÓPICO 5 - Instalação de sensores e atuadores
- Como efetuar o posicionamento ideal dos sensores e atuadores, inclusive rodas fônicas, distribuidores e injetores.
- Como projetar adequadamente o sistema elétrico que alimentará o sistema de injeção e ignição programável.
- Como calcular consumo elétrico, relês, fusíveis.
- Posicionamento dos injetores, reguladores de pressão de combustível.
FASE 2 TÓPICO 6 - Teste dos componentes
- Como testar bobinas, cabos, velas, bombas de combustível, injetores, distribuidores, sensores e atuadores que compõem o sistema de injeção eletrônica programável.
FASE 2 TÓPICO 7 - Sistema de alimentação de combustível
Como o tanque de combustível precisa ser construído e os materiais que podem ser utilizados com cada combustível
Como a linha de combustível deve ser elaborada
Como calcular diferenciais entre vazões e pressões
Operação das Bombas de combustíveis
Como calcular a necessidade elétrica e fluxo de operação das bombas
Como opera o regulador de pressão de combustível
Como escolher o regulador ideal
Como deve ser ligado o regulador de pressão
Escolha dos injetores
Posicionamento e geometria dos injetores
FASE 2 TÓPICO 8 - Configuração do sistema
- Como configurar adequadamente cada dispositivo do sistema entre sensores e atuadores.
- Como escolher e configurar sistemas semi-sequenciais e sequenciais.
- Como configurar o sistema de alimentação e ignição
FASE 2 TÓPICO 9 - Calibração dos sensores e atuadores
- Como calibrar cada sensor adequadamente
- Como calibrar os atuadores
FASE 2 TÓPICO 10 - Estequiometria dos combustíveis
- Álcool - Etanol
- Gasolina
- Necessidades das variações de proporções magras, ideais e gordas em determinadas situações
- Interpretação de leitura das velas, sondas narrow e wide band.
- Calibração das sondas
FASE 3 TÓPICO 11 - Processo de combustão
- Como é formado o processo de combustão na câmara de combustão
- Qual a influência do processo de combustão na performance do motor
- Como o desenho da câmara influencia no desempenho e performance do motor
- Quais os pontos importantes no processo de combustão relacionados a estequiometria dos combustíveis e o momento adequado para o disparo da centelha
- Como escolher adequadamente bobinas, cabos e velas de ignição
- Como posicionar corretamente os injetores de combustíveis.
- Quais as ações e reações da calibração do sistema de injeção eletrônica programável na formação da chama na câmara de combustão.
- Como a taxa de compressão interfere na formação do processo de combustão
- Quais os adventos dos sistemas turbo-alimentados no processo de combustão
- Sistemas de ignições indutivas e capacitivas
- Mapas simplificados e avançados - 2D e 3D
FASE 3 TÓPICO 12 - Calibração do sistema de ignição e injeção de combustível na partida a frio e quente e suas interpolações.
- Rotação de partida
- Considerações relativas a taxas de compressão e influencia
- Considerações relacionadas ao tipo de combustível utilizado
- Tempo de injeção de acordo com interpolações de temperatura de ar e combustível
- Curva de ignição de acordo com interpolações de temperatura de ar e combustível
FASE 3 TÓPICO 13 - Calibração da marcha-lenta e interpolações do sistema de injeção e ignição
- Temperatura arrefecimento
- Temperatura ar
- Variações cargas como direção hidráulica, alternador e ar condicionado
- Variações de voltagem
- Ajustes especiais para motores com comando de válvulas esportivos e competição
- Atuadores e válvulas especiais de controle de marcha-lenta
- Calibração do acelerador e borboleta eletrônica para ajuste da marcha lenta
- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações
- MAP
- RPM
- TPS
FASE 3 TÓPICO 14 - Calibração do sistema de injeção e ignição na aceleração rápida
- TPS
- MAP
- TPS/MAP
- RPM
- Variações de temperatura
- Analises de problemas
- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações
FASE 3 TÓPICO 15 - Calibração do sistema de injeção e ignição sobre estratégias de movimentação inercial
- TPS
- MAP
- TPS/MAP
- RPM
- Variações de temperatura
- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações
- Analises de problemas
FASE 4 TÓPICO 16, 17,18 e 19 - Calibrações de injeção e ignição Bases fixas e interpoladas Map/rotação/tps/temp/volt Estratégias de cargas leves
- Calibrações visando a máxima economia de combustível
- Calibrações visando a máxima performance.
-Calibração das fases transitórias lentas marcha lenta para movimentação em aceleração leve
- Calibração das fases transitórias lentas marcha lenta para movimentação em aceleração media
- Calibração das fases transitórias lentas marcha lenta para movimentação em aceleração alta
- Calibração das fases transitórias leves
- Analise de problemas
- Retomadas de aceleração
- Estabilização em velocidade de cruzeiro
- Transições em desaceleração
- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações
Fase 5 Tópicos 20,21,22 e 23 Estratégias de calibrações em cargas médias, intermediarias, plena e pressurizada (turbo).
- Mapas completos em 3D (avançados)
- Utilização da malha-fechada
- Calibração das progressões entre as fases baixas, médias e altas
- Calibração da transição do sistema de injeção e ignição entre fases aspiradas e pressurizadas (turbo atuante)
- Calibração de progressão do sistema de injeção e ignição na fase pressurizada
- Calibração do sistema de injeção e ignição em plena carga
- Calibração de desaceleração
- Calibração de frenagem de emergência.
- Curvas de ignição e injeção de acordo com interpolações
- Analise de problemas
- Como utilizar o Dataloger para o acerto do motor na rua e dinamômetro
- Análise profunda das velas de ignição
- EGT Temperatura dos gases liberados pelo sistema de escapamento
- Ajuste fino da marcha-lenta
FASE 5 TÓPICO 24 - Detecção de problemas e bases de testes para calibrações.
Procedimentos para detecção de problemas nas áreas do sistema de injeção e ignição eletrônica programável.
- Como testar o acerto do motor em situações cotidianas
- Como testar o acerto do motor em modo Racing
- Como testar economia de combustível
- Encerramento
- Entrega de certificado ao final do curso
É expressamente proibida a venda, revenda, compartilhamento total ou parcial de qualquer espécie, cópia total ou parcial não autorizada, amostragem, fotografia, print ou qualquer outro tipo de cópia, compartilhamento, divulgação, amostragem, que prejudique o Curso, os direitos do autor, instrutor e editora.
CURSO A DISTÂNCIA DE CALIBRAÇÃO DE MOTORES INJEÇÕES ELETRONICAS PROGRAMÁVEIS
Objetivo do curso
O objetivo do curso é transmitir conhecimento técnico de alta qualidade, a distância via internet (EAD) com vídeos e materiais didáticos em PDF, aos alunos entusiastas ou profissionais que desejam aprender sobre calibração (regulagem, acerto) de motores originais ou preparados, turbo e naturalmente aspirados. O curso técnico foi especialmente elaborado para atender entusiastas e profissionais que desejam conhecer técnicas profissionais para fazer acertos em veículos de uso diário - motores "de rua", equipados com sistemas de injeções eletrônicas programáveis, independentemente de marca, sistema utilizado ou motor (aspirado ou turbo de 4 tempos), visando a máxima performance e também a máxima economia de combustível.
Como funciona o curso
O curso é ministrado a distância com vídeos aulas e materiais didáticos em PDF onde o aluno acessa todo conteúdo em uma plataforma dedicada, no melhor horário que o aluno desejar a sua livre escolha durante o período de disponibilidade do curso (6 meses). Os materiais didáticos em PDF podem ser baixados, os vídeos podem ser assistidos na plataforma durante todo período do curso. Além dos vídeos e materiais didáticos em PDF, o aluno poderá eximir suas dúvidas de forma particular e confidencial com o instrutor, podendo assim eliminar todas as questões relativas a cada tópico. O curso é ministrado em 5 fases, sendo a primeira fase obrigatória para quem deseja a segunda e seguir progressivamente.
Quais as vantagens do Curso em EAD da Autotech?
Por se tratar de ensino à distância o aluno pode acessar de qualquer local do planeta via internet de acordo com a sua disponibilidade de tempo. Os arquivos em PDF podem ser baixados, os vídeos assistidos durante o prazo do curso ( 6 meses), que é um prazo muito maior do que cursos presenciais ou outros tipos de EAD que possuem limites de acesso (limitados geralmente entre 3 a 5 acessos). Entendemos que o prazo de 6 meses com acessos ilimitados é suficiente para que o aluno aprenda e tire suas dúvidas com o instrutor, pois é muito superior a uma aula comum do tipo presencial da grande maioria de metodologias de ensino disponíveis para aprendizagem, sejam em escolas, universidades ou outros tipos de cursos. Além disso, o atendimento individualizado a cada aluno facilita o entendimento, e o aluno pode trabalhar em seu projeto específico, ou compartilhando dúvidas e ideias se assim preferir.
Os vídeos podem ser gravados pelo aluno?
Apesar de proibido, os vídeos podem ser gravados utilizando diversos artifícios, não há como evitar isso. A distribuição, compartilhamento total ou parcial de qualquer material disponibilizado no curso é expressamente proibida.
Qual o sistema de proteção dos arquivos em PDF e vídeos?
Os arquivos em PDF e vídeos são protegidos por direitos autorais. Os arquivos em PDF e vídeos são identificáveis por meio de criptografia especial que identifica o aluno, isto é, cada arquivo é criptografado possuindo dados do aluno.
Como o aluno acessa o conteúdo?
Assim que o curso é iniciado na data do cronograma o aluno receberá um link de acesso a uma plataforma dedicada. O acesso ao conteúdo do curso é divido em fases/tópicos que são distribuídos durante o período para o estudo. Após a confirmação da compra, o aluno recebe um e-mail com as instruções para o acesso a plataforma de ensino a distância.
Como funcionam as fases de ensino?
Cada tópico é implantado durante o período do curso como fases de aprendizagem. O aluno avança para a próxima fase quando finalizar a anterior.
Como funcionam as instruções individualizadas.
Após assistir a aula, caso o aluno tenha alguma dúvida, o aluno envia suas dúvidas e o instrutor irá fazer o atendimento individualizado. Cada aluno poderá discutir suas dúvidas de forma isolada com o instrutor, podendo assim ter um melhor entendimento sobre o assunto e eximir dúvidas relacionadas ao seu projeto e também seus equipamentos, independentemente das marcas dos sistemas de injeção e ignição programável. As instruções individualizadas são feitas para cada aluno, em horários e datas programadas e previamente agendadas com o instrutor. Isto é, só será discutido o assunto da pauta em estudo, em horário pré-agendado com o instrutor.
Quais os sistemas de injeções eletrônicas programáveis cobertos pelo curso?
Como se trata de um curso de calibração (ajuste, regulagem) do motor utilizando sistemas de injeções eletrônicas programáveis, o curso cobre praticamente qualquer sistema programável do mercado, que tem bases projetadas entre informações de MAP/TPS/RPM/TEMP entre outros sensores e atuadores. E também, como o curso possui acesso direto do aluno ao instrutor, cada aluno pode eximir suas dúvidas referentes a calibração nos equipamentos que possui ou pretende operar.
Como funciona o certificado de conclusão?
Após a conclusão do curso o aluno recebe o certificado personalizado e impresso, via Correios.
Quem é o instrutor?
Evandro N. Lima, especialista em desenvolvimento de motores de alto desempenho e competição com 36 anos de experiência atuando no Brasil e exterior. Autor de 9 livros técnicos sobre preparação de motores, injeções eletrônicas programáveis, sistemas de ignição de alto desempenho e suspensões de competição. Trabalhou na Chevrolet e Fiat. Participou no desenvolvimento de motores de diversas categorias no automobilismo nacional e sul americano. Foi criador e editor técnico das maiores revistas do Brasil voltadas para alta performance como revistas Autopower, Tech Speed e editor da revista Racemaster. Presta consultoria para fabricantes, preparadores, revendedores do mercado nacional e internacional desenvolvimento de componentes automotivos e automóveis de competição.
Quem é o apoiador cultural do curso?
A brasileira Fueltech, fabricante e umas das maiores empresas do mundo em tecnologia de sistemas de gerenciamento de motores, apoia culturalmente o curso ministrado pela editora e pelo instrutor Evandro N. Lima.
Como investir em conhecimento adquirindo o curso?
Os pagamentos podem ser feitos exclusivamente na loja da Autotech Editora, via boleto bancário para pagamentos à vista ou cartões de crédito parcelados em até 12X. O início do curso é liberado em até 72 horas após a confirmação da compra em dias úteis. Apenas 50 vagas disponíveis em preço promocional.
Duração do Curso............................................. 6 meses de acessos ilimitados
Horas em vídeo aulas...................................... 25 horas
Vídeos são assistidos dentro da plataforma, o conteúdo em PDF pode ser baixado pelo aluno. Ambos seguindo normas protetivas e de direitos autorais*